noticias835 Seja bem vindo ao nosso site Sistema Rosariense!

Brasil

Conheça os 4 diferentes tipos de dengue que circulam no Brasil

Publicada em 05/02/24 às 10:23h - 7 visualizações

central de noticias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Conheça os 4 diferentes tipos de dengue que circulam no Brasil  Compartilhar a noticia Conheça os 4 diferentes tipos de dengue que circulam no Brasil  Compartilhar a noticia Conheça os 4 diferentes tipos de dengue que circulam no Brasil

Link da Notícia:

Conheça os 4 diferentes tipos de dengue que circulam no Brasil

Em destaque no Brasil atualmente — devido ao aumento de casos e da chegada do imunizante — a dengue possui quatro sorotipos diferentes (com distintos materiais genéticos e linhagens) em circulação no país.

Esses tipos são nomeados: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Eles pertencem à família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA na composição.

O primeiro deles, o DEN-1, o que afeta mais a população brasileira e é considerado o mais transmissível dos quatro, podendo causar grandes epidemias rapidamente, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Apesar disso, ele é considerado o tipo que causa menos gravidade nos enfermos. Segundo a Fiocruz, o DEN-3 é o responsável por causa as consequências mais preocupantes da dengue.

A ordem de potencial gravidade é: DEN-3, DEN-2, DEN-4 e DEN-1, do tipo mais perigoso para o menos.

Quando uma pessoa adoece com dengue, tendo entrado em contato com qualquer um dos quatro tipos do vírus, e se recupera, ela passar a ficar imune aquele tipo.

No entanto, ela ainda pode adoecer outras três vezes, caso seja infectado pelos outros tipos de dengue restantes.

Ao se infectar pela segunda vez, o paciente corre grandes riscos de desenvolver formas mais graves da doença, inclusive a mais perigosa delas, conhecida como dengue hemorrágica.

A dengue hemorrágica pode afetar pessoas de quaisquer idades, mas os idosos, pessoas que possuem doenças crônicas (como diabetes ou hipertensão) são os mais fragilizados diante dela.

O Brasil é o segundo país da América Latina com o maior número de casos de dengue hemorrágica, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (98)99236-5299

Visitas: 22398
Usuários Online: 647
Copyright (c) 2024 - Sistema Rosariense
Converse conosco pelo Whatsapp!