A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vai atuar no Maranhão para garantir a segurança das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que serão aplicadas no próximo dia 18 de agosto. Além do Maranhão, os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima contarão com o efetivo da Força Nacional, além das forças de segurança locais.
A ação ocorre em apoio ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), pasta que idealizou e está coordenando o CPNU, o “Enem dos concursos”.
Força Nacional
A Força Nacional de Segurança Pública está presente em várias regiões do Brasil. O efetivo é composto por bombeiros, policiais civis, militares e peritos. A FNSP foi criada há 20 anos, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Decreto nº 5.289/2004). Conforme estabelece esse decreto, “compete ao Ministro de Estado da Justiça determinar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública, que será episódico e planejado”.
Entre outras missões, a Força Nacional atua no “auxílio às ações de inteligência relacionadas às atividades destinadas à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio” e no “apoio a ações que visem à proteção de indivíduos, grupos e órgãos da sociedade que promovam e protejam os direitos humanos e as liberdades fundamentais”.