Uma nova onda de ar quente e seco vai prevalecer durante a primeira semana de setembro, começando nesta segunda-feira (2). A reta final do inverno, então, será marcada por muito calor em todo o Brasil.
E o período de insolação pode ser mais prolongado, de acordo com o site Climatempo.
Apesar disso, uma nova frente fria deve avançar a partir do dia 19, movimentando a atmosfera e trazendo ar com temperaturas mais baixas, o que reduzirá o calor em alguns estados.
Setembro por todo o país
A umidade do ar pode cair abaixo de 12% em cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, e sul de Goiás. A qualidade do ar pode ser prejudicada devido às condições climáticas.
No Sul, as temperaturas devem variar ao longo do mês. Apesar do frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o calor deve se tornar frequente.
No Sudeste, o tempo se mantém seco e sem chuvas, com temperaturas acima da média no interior de São Paulo e no oeste de Minas Gerais, de acordo com o Climatempo.
No Centro-Oeste, a umidade relativa do ar permanecerá baixa. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem ultrapassar os 40°C na maioria dos dias, embora ainda haja possibilidade de frio intenso em partes desses estados.
Goiás e o Distrito Federal têm ondas de calor previstas.
No Norte, a umidade se mantém elevada, com as chuvas diminuindo. O tempo está abafado, mas sem calor intenso. O calor e o tempo seco são mais intensos no oeste da Bahia, Maranhão e Piauí.