noticias144 Seja bem vindo ao nosso site Sistema Rosariense!

Brasil

Lula celebra acordo com quilombolas em Alcântara nesta quinta (19)

Lula celebra acordo com quilombolas em Alcântara nesta quinta (19)

Publicada em 19/09/24 às 11:18h - 7 visualizações

Sistema Rosariense


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lula celebra acordo com quilombolas em Alcântara nesta quinta (19)  Compartilhar a noticia Lula celebra acordo com quilombolas em Alcântara nesta quinta (19)  Compartilhar a noticia Lula celebra acordo com quilombolas em Alcântara nesta quinta (19)

Link da Notícia:

Lula celebra acordo com quilombolas em Alcântara nesta quinta (19)
 (Foto: Sistema Rosariense)

O presidente Lula participa nesta quinta-feira, 19, de um ato para celebrar a assinatura do Termo de Conciliação, Compromissos e Reconhecimentos Recíprocos, relativo ao Acordo de Alcântara. O evento será às 12h na Praça da Matriz, em Alcântara, no Maranhão.

Na ocasião, está prevista a entrega de títulos de domínio e a assinatura de decretos de interesse social relativos a territórios quilombolas.

O pacto garante o uso de 9,2 mil hectares para as atividades do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Enquanto o Ministério da Defesa abre mão da reivindicação de 78,1 mil hectares. Com isso, são assegurados os direitos de 152 comunidades quilombolas que ocupam o território.

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, que contará com a presença do presidente Lula, o governo do Maranhão também deve anunciar o início das obras do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), dentro do território quilombola, com foco na capacitação em tecnologia aeroespacial.

O fim das disputas territoriais marca uma nova fase para o Maranhão e para o avanço tecnológico no Brasil, que deve dar continuidade aos programas de aperfeiçoamento e ampliação do CLA.

Antes da solenidade, na chegada à base aérea de Alcântara, o presidente Lula participa da cerimônia de assinatura da mensagem ao Congresso Nacional que encaminha o Projeto de Lei que cria a ALADA, empresa pública destinada ao desenvolvimento de projetos e de equipamentos aeroespaciais.

Em seguida, o presidente visita a comunidade quilombola de Mamuna e sobrevooa outras áreas quilombolas, como as agrovilas de Marudá e Pepitau.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (98)99236-5299

Visitas: 23352
Usuários Online: 157
Copyright (c) 2024 - Sistema Rosariense
Converse conosco pelo Whatsapp!