noticias626 Seja bem vindo ao nosso site Sistema Rosariense!

Brasil

Flávio Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto

Flávio Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto

Publicada em 11/10/24 às 13:23h - 6 visualizações

Sistema Rosariense


Compartilhe
Compartilhar a noticia Flávio Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto  Compartilhar a noticia Flávio Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto  Compartilhar a noticia Flávio Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto

Link da Notícia:

Flávio Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto
Foto: Gustavo Moreno/STF  (Foto: Sistema Rosariense)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino decidiu nessa quinta-feira (10) manter a suspensão do pagamento de emendas parlamentares RP8 e RP9 (emendas de comissão e de relator ao orçamento), chamadas de “orçamento secreto”.

A decisão foi assinada pelo ministro após uma audiência de conciliação realizada na manhã de hoje entre representantes do Congresso e do Executivo.

Dino entendeu que os representantes do Congresso não apresentaram “informações específicas, completas e precisas” para comprovar o cumprimento da decisão da Corte que determinou o fim das emendas do orçamento secreto.

Para o ministro, a liberação das emendas não ocorrerá enquanto medidas de transparência e rastreabilidade dos recursos não forem adotadas plenamente pela Câmara e o Senado.

“Ante o exposto, à vista das carências quanto ao cumprimento das determinações judiciais, permanece inviável o restabelecimento da plena execução das emendas parlamentares no corrente exercício de 2024, até que os Poderes Legislativo e Executivo consigam cumprir às inteiras a ordem constitucional e as decisões do plenário do STF”, decidiu.

Entenda
Em dezembro de 2022, o STF entendeu que as emendas chamadas de RP 8 e RP 9 são inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que mudou as regras de distribuição de recursos por emendas de relator para cumprir a determinação da Corte.

No entanto, o Psol, partido que entrou com a ação contra as emendas, apontou que a decisão continua em descumprimento.

Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora original do caso, Flávio Dino assumiu a condução do caso.

Em agosto deste ano, Dino determinou a suspensão das emendas e decidiu que os repasses devem seguir critérios de rastreabilidade. O ministro também mandou a Controladoria-Geral da União (CGU) auditar os repasses realizados pelos parlamentares por meio das emendas do orçamento secreto.

Com informações da Agência Brasil




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (98)99236-5299

Visitas: 22812
Usuários Online: 684
Copyright (c) 2024 - Sistema Rosariense
Converse conosco pelo Whatsapp!