O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançaram o Meu INSS Vale+, um cartão que vai permitir a antecipação de até R$ 150 do benefício e ainda de auxílios permanentes pagos pela instituição. O desconto será feito sem adição de juros e taxas no mês seguinte ao adiantamento.
O cartão Meu INSS Vale+, além de ser físico com chip e senha, visa “cobrir” despesas do dia a dia, como supermercado, farmácia, gás, desde que chegue ao teto de R$ 150. Por se tratar de adiantamento de benefício, a relação comercial será feita diretamente com a instituição financeira, que emitirá o cartão sem custo algum para o beneficiário.
O ministro Carlos Lupi informou que o valor do adiantamento poderá ser reavaliado em 90 dias, prazo necessário para que as instituições financeiras avaliem a procura desse serviço pelos beneficiários.
Para que o programa comece a funcionar, é necessário que as instituições financeiras que desejem oferecer o serviço firmem um Acordo de Cooperação Técnica com o INSS, que nos próximos dias deverá anunciar as regras para a adesão ao projeto.
A expectativa é que, pelo menos, 38 milhões de pessoas sejam beneficiadas. Isso ocorre porque o INSS paga 31,7 milhões de aposentadorias e pensões e 6,3 milhões de Benefícios de Prestação Continuada (BPC).