As associações de empresas de transporte aéreo lançaram, nesta semana, o “Guia de Orientações para Transporte Aéreo de Cães e Gatos”, que estabelece os critérios de segurança a serem aplicados em todas as etapas do deslocamento aéreo de animais. O guia integra o Plano de Transporte Aéreo de Animais (PATA) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e foi desenvolvido com base no Código de Conduta estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), a iniciativa conjunta das principais associações de aviação ressalta a importância de ter todas as informações à mão para garantir uma experiência de viagem mais segura e agradável tanto para os tutores quanto para os pets.
Entre as informações apresentadas no guia, estão orientações sobre a escolha adequada do contêiner, as políticas das companhias aéreas e o processo de preparação dos animais domésticos para o voo. A cartilha também aborda cuidados essenciais durante a viagem, como alimentação, hidratação e manejo do estresse, além de fornecer informações detalhadas sobre regulamentações e documentação necessária.
Assinam o Manual de Viagem Aérea para Animais Domésticos a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) e a Junta de Representantes de Empresas Aéreas no Brasil (Jurcaib).