noticias699 Seja bem vindo ao nosso site Sistema Rosariense!

Brasil

Flávio Dino determina 30 dias para normas de emendas em ensino

Flávio Dino determina 30 dias para normas de emendas em ensino

Publicada em 13/01/25 às 09:47h - 2 visualizações

Sistema Rosariense


Compartilhe
Compartilhar a noticia Flávio Dino determina 30 dias para normas de emendas em ensino  Compartilhar a noticia Flávio Dino determina 30 dias para normas de emendas em ensino  Compartilhar a noticia Flávio Dino determina 30 dias para normas de emendas em ensino

Link da Notícia:

Flávio Dino determina 30 dias para normas de emendas em ensino
 (Foto: Sistema Rosariense)

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, deu 30 dias para que os governos federal e estaduais publiquem normas para o uso de emendas parlamentares federais em instituições de ensino superior. A decisão, tomada neste domingo (12), aponta para a necessidade de transparência e rastreabilidade tanto nas universidades quanto em suas respectivas Fundações de Apoio.

A determinação vale para o Ministério da Educação, a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União. Também, “por simetria”, o ministro afirmou que vale para os estados, que deverão proceder da mesma maneira.

Dino pediu urgência na divulgação das normas e que elas sejam comunicadas aos presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).

No despacho, o ministro contextualizou que a CGU apresentou os resultados de auditoria realizada sobre 33 entidades sem fins lucrativos que receberam o maior volume de empenhos e o maior valor de pagamentos vindos de emendas parlamentares, no período de fevereiro a dezembro do ano passado.

Ainda na decisão, Flávio Dino argumentou que, entre essas entidades, há um número significativo de Fundações de Apoio a Universidades. Para ele, algumas delas foram contratadas sem critérios objetivos e têm servido como instrumentos para repasses de valores das emendas parlamentares.

Flávio Dino é relator da ação movida pelo PSOL contra a falta de transparência na destinação de recursos públicos do orçamento federal, liberados pelo Congresso Nacional. No último dia 3, o ministro determinou a suspensão de pagamentos de emendas parlamentares a organizações não governamentais que não apresentem transparência. Antes disso, em dezembro, o ministro havia suspendido o pagamento de mais de R$ 4 bilhões em emendas, por falta de transparência.

*Com informações da Agência Brasil




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (98)99236-5299

Visitas: 26056
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2025 - Sistema Rosariense
Converse conosco pelo Whatsapp!