Uma parceria entre o Ministério Público do Maranhão e a prefeitura de Rosário acontece de 19 a 22 deste mês, a 3ª semana da pessoa com deficiência. Com o tema “Amar, respeitar, incluir e valorizar”. A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação de Famílias e Amigos de Pessoas com Autismos e outras Deficiências (Afapad), Procuradoria Geral do Município e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
A abertura da Semana contou com painéis apresentados pelo promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (CAO-PIPD), Alenilton Santos da Silva Júnior, e pela fundadora e presidente da Associação Maranhense de Fibromiálgicos, Simone Eli Bombardi.
Na abertura do evento estiveram presentes o prefeito da cidade , Calvet Filho, secretários municipais, vereadores, professores, gestores, cuidadores, servidores públicos, familiares e a sociedade em geral. Para a titular da pasta da Educação do Município, Lícia Calvet, a parceria entre as instituições oportunizou discussões acerca das necessidades específicas das pessoas com deficiência e sobre políticas públicas que promovam a inclusão e o combate a preconceitos.
Durante o seu pronunciamento, o promotor de justiça Alenilton Santos propôs reflexões sobre políticas públicas para promover a inclusão de pessoas com deficiência, além de abordar a atuação do Ministério Público na defesa de direitos desse segmento social.
FORMAÇÕES
A programação dessa terça-feira (20), foi iniciada com uma formação para professores, ministrada pela neuropsicopedagoga e psicomotricista, com formação nas áreas de Sociologia, Direito e Letras, Valéria de Jesus Pires Carvalho, que tratou do Plano de Ensino Individualizado (PEI). O PEI busca dar aos estudantes condições reais de desenvolvimento, respeitando o tempo e maneira de aprender de cada um.
Já o psicólogo Eliandro Araújo, analista ministerial do MPMA, ofereceu formação aos profissionais das equipes multidisciplinares de Rosário. O profissional abordou temas como a saúde mental na atualidade, saúde mental de crianças e adolescentes, as emoções e como lidar com elas, além de conceitos como vulnerabilidade e inteligência emocional. Eliandro Araújo também falou sobre a ansiedade e apontou intervenções que podem ser feitas nesses casos.
A programação segue nesta quarta-feira, 21, com a realização de palestras para as famílias e de um Circuito Esportivo no Ginásio Ferreirinha. Na quinta-feira, 22, a programação será encerrada com um mutirão da saúde.
Para a promotora de justiça Fabíola Fernandes Faheína Ferreira, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Rosário, a realização da Semana da Pessoa com Deficiência tem um importante significado para a sociedade de Rosário. “A população adquiriu conhecimentos importantes sobre inclusão, respeito ao próximo, equidade e igualdade de direitos. Os profissionais da área da educação se qualificaram ainda mais sobre os assuntos debatidos e, acima de tudo, compreenderam a grande importância do seu papel enquanto educadores”, avaliou.