Os serviços de impermeabilização de estofados têm ganhado espaço nas casas brasileiras com a garantia de proteção e limpeza dos móveis. Mas, o que muitos não sabem, são os riscos que essa solução pode trazer.
Em agosto deste ano, um casal e a bebê deles morreram, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, em um incêndio no apartamento da família. E a perícia apontou que o fogo começou devido a substâncias usadas na impermeabilização do sofá.
Segundo o bombeiro do Distrito Federal, Darwin Rigamonti, o produto utilizado nesse processo é altamente inflamável e, se usado de forma errada, pode provocar grandes incêndios.
“O risco é de explosão, considerando a inflamabilidade da substância utilizada. Isso varia de produto para produto, mas, de forma geral, a aplicação deve ser feita em um ambiente seguro, com espaço suficiente, longe de centelhas, fontes de calor, cigarros, fogões e similares”.
Entre os cuidados, o bombeiro reforça a importância de que o profissional, ou quem está realizando a impermeabilização, utilize equipamentos de proteção individual, como luvas e óculos. De acordo com ele, também é fundamental manter as crianças afastadas do local.
“Outro risco são os possíveis gases tóxicos. Aplique apenas em ambientes abertos ou bem ventilados. Atenção: crianças e animais domésticos podem ser mais sensíveis aos componentes do produto; portanto, retire-os do cômodo antes de iniciar a aplicação.”
É recomendado ainda, ler atentamente as instruções do produto e, caso não se sinta seguro para executar o procedimento, buscar ajuda profissional. No entanto, é importante lembrar que existem riscos em qualquer um dos processos de impermeabilização.
*Com informações da Radioagência Nacional