O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para o Maranhão. O aviso foi emitido na manhã desta segunda-feira e vale até às 10h de terça-feira (21).
São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Durante esse período há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As fortes chuvas que atingem o Maranhão têm provocado transtornos para moradores de vários municípios. Em Barra do Corda, um dos maiores açudes da região não suportou o volume d’água e se rompeu.
No município de Pedreiras, o nível do Rio Mearim subiu e está com mais de quatro metros acima do normal. O número de pessoas atingidas pelas inundações chega a quase mil. Cerca de 150 famílias estão desabrigadas e acolhidas em prédios públicos da cidade.
A situação também é crítica em Trizidela do Vale, onde foram registrados vários pontos de alagamentos. Em razão disso, a prefeitura do município disponibilizou seis abrigos, nos quais já estão 45 famílias.