O estádio Rafael Seabra, em Tuntum foi palco para a final da segunda divisão do Campeonato Maranhense de 2023 nesse domingo (15). Na oportunidade, o time da casa recebeu a visita do Imperatriz e venceu pelo placar de 3x1. Logo aos três minutos de jogo, o atacante Marciano abriu o placar para o time anfitrião e aos 21 Alisson ampliou para 2x0.
O time visitante chegou a diminuir o prejuízo com Rômulo, aos cinco minutos da segunda etapa, mas nos acréscimos Debú aproveitou uma jogada de contra-ataque para fazer 3x1 para os donos da casa. Foi o primeiro título conquistado pelo Leão dos Cocais. A equipe já havia conquistado por duas vezes a Copa FMF.
O Imperatriz chegou à final depois de vencer o Tupan nas semifinal: 3x0 em casa e 4x2 em São Luís. Na mesma fase, o Tuntum empatou em São Luís por 2x2 contra o Timom e no jogo de volta no Rafael Seabra venceu por 3x0. 8 equipes disputaram a série B deste ano. No grupo A, estiveram Tupan, São Luís, Santa Quitéria e Timom. Já o grupo B, foi formado por Imperatriz, Tuntum, Bacabal e ITZ Esportes.
Tuntum e Imperatriz há haviam conquistado o retorno a série A para 2024. O Cavalo de Aço caiu para a série B em 2021 enquanto, o Tuntum foi rebaixando no ano passado junto com o Juventude Samas que deveria ter disputado a segunda divisão deste ano, mas desistiu da disputa.
O Campeonato Maranhense do próximo ano terá três equipes da capital: Sampaio, Moto e Maranhão e ainda cinco equipes do interior do estado são eles: Cordino, Pinheiro Chapadinha, Tuntum, Imperatriz. Por falta de estádio em sua terra natal, o Chapadinha deve mandar seus jogos na região metropolitana do estado.