A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou o regulamento da segunda divisão do estadual de 2024. A competição deste ano, vai contar com 8 equipes e os finalistas se classificarão para a Série A de 2025. De acordo com o calendário repassado pela entidade, os primeiros jogos da divisão de acesso serão realizados no dia 14 de setembro.
Já estão garantidos na serie B do Maranhense as equipes do: Iape, ITZ Esportes, Tupan, Timon, Santa Quitéria, São José de Ribamar e as outras duas equipes que participarão da pré – série B. No seletivo, 5 equipes disputam duas vagas para a seguidinha, divididos em dois grupos.
No grupo A estão Bacabal e Viana, que se enfrentam em dois confrontos e o vencer estará na divisão de elite do Futebol Maranhense para a próxima temporada. No grupo B, estão as equipes do Expressinho, São Luís e Americano. As três equipes jogarão entre si e o vencedor também terá vaga garantida na serie B.
O Bacabal foi o primeiro time do interior do estado a conquistar o Campeonato Maranhense. O feito aconteceu no ano de 1996, após vencer o Sampaio Correia e a Caxiense nos jogos decisivos. Já o Viana, nunca conquistou o triunfo, mas ficou nacionalmente conhecido em 2012, quando venceu o Chapadinha pelo placar 11 a 1 ela serie A.
Pelas condições que o estádio Correão se encontra, o BEC vai mandar seus jogos no estádio Lucídeo Frazão em Chapadinha. O Viana vai participar na parceria com o Real Codó e vai sediar as partidas no estádio Renê Bayma, naquela cidade. O Real Codó é coordenado por Jackson ex-jogador do Palmeiras e da Seleção Brasileira.