O Estádio Nhozinho Santos, em São Luís, foi o placo escolhido para a decisão da segunda divisão do Campeonato Maranhense de 2024, na tarde desse domingo (25). Depois de empate em 0x0, no tempo normal a decisão seguiu para as cobranças de pênaltis, quando o Real venceu por 5×4. O atacante Mikéas do ‘Canário da Ilha’ foi o único atleta a desperdiçar uma das cobrança.
O Real Codó chegou ao titulo de forma invicta. Dos 9 jogos disputados foram 6 vitorias e 3 empates, 14 gols marcados e apenas 1 gol sofrido. será a segunda vez na historia que a cidade de Codó será representada na elite do futebol maranhense. A única vez tinha acontecido no ano de 1996, pelo Codó Futebol Clube.
Já o IAPE retorna a serie A depois de ter sido rebaixado em 2023. A segunda divisão teve a desistência do São José e do Tupan, que devem voltar no próximo ano, na pré-série B. IAPE e Real Codó estão garantidos na primeira divisão do estadual para 2025 ao lado de: Sampaio, Moto, Maranhão, Imperatriz, Pinheiro e Cordino. O Tuntum conquistou a segunda divisão de 2023 em caiu no ano seguinte. Em 2022, o vencedor foi o Maranhão que conquistou a serie A em 2023. Já em 2021 foi a vez do Cordino e em 2020, IAPE alcansou a façanha.