O voo com turistas do Maranhão e diversos brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas de conflito em Israel decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv nesta terça-feira (10).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave KC-30, com 211 passageiros, levantou voo às 20h12 no horário local (14h12 no horário de Brasília).
O avião fará um voo direto, sem escalas, e deve pousar em Brasília às 4h desta quarta (11). A lista de passageiros não foi divulgada por razões de segurança.
Entre os passageiros está o pastor Antônio Dias, que possui uma agência de viagens na cidade maranhense de Imperatriz, e que lidera um grupo que estava em excursão pelo país.
Em vídeo enviado à produção da Central de Notícias, o pastor Antônio Dias falou sobre a situação de todos no voo, minutos antes de decolar e agradeceu aos agentes da FAB.
O pastor Antônio Dias e o grupo de brasileiros deveriam ter embarcado de volta ao Brasil no último sábado (07), quando teve início os conflitos na Faixa de Gaza.
O grupo deveria ter embarcado em um avião da Emirates, mas foram comunicados no aeroporto sobre o cancelamento do voo. Desde então, não tiveram mais retorno da companhia aerea. De acordo com outros brasileiros que estão na região, os voos comerciais deixaram de pousar no país por questões de segurança e instabilidade.