A poucas semanas do Carnaval, um levantamento prévio do Observatório do Turismo, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), apontou que a média da ocupação hoteleira, em São Luís já atingiu 79,58%. A pesquisa feita por amostragem entrevistou empresários e gerentes dos estabelecimentos para apurar o total de reservas realizadas para o período de 9 a 13 deste mês.
(Foto: Arquivo/Central de Notícias Brasil)
As informações servem para avaliar os reflexos positivos da folia no setor turístico. A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, acredita que o percentual deve continuar subindo. Entre os fatores, está a maior oferta de voos para São Luís e Imperatriz durante o período de festa. O incremento da malha aérea foi anunciado, recentemente, por uma companhia que adicionou cerca de 30 pousos em solo maranhense.
“A perspectiva é de crescente. Sabemos que muita gente que busca a folia vai procurar hospedagem às vésperas da viagem. Contamos com o público de outros estados, mas também consideramos que essa data movimenta o turismo doméstico, ou seja, aquele que atrai visitantes de outros municípios maranhenses”, ressaltou Socorro Araújo.
Conforme dados do Observatório do Turismo, em 2023, de janeiro a março, com o impulso das férias e do Carnaval, o número de desembarques nos aeroportos de São Luís e Imperatriz, as duas maiores cidades maranhenses, cresceu 14,25%, totalizando 198.275 passageiros. Este ano, a Setur-MA projeta um aumento de 15% neste primeiro trimestre, consolidando a retomada do setor.
“Nossa meta é superar o ano anterior recebendo mais turistas. O Maranhão se tornou um dos estados do nordeste em que mais se investiu na programação carnavalesca. Para quem quer brincar e se divertir, somos o destino certo. Nosso papel de divulgar e promover o nosso estado foi feito com a antecedência necessária para obtermos mais este resultado positivo”, afirmou a secretária Socorro Araújo.
Além de estar em 16º lugar na preferência dos latino-americanos que viajaram neste mês de janeiro, segundo pesquisa da Decolar, no ano passado, o Maranhão foi a escolha de turistas vindos da França, Itália, Japão e Espanha, de acordo com dados do Obstur-MA. No Brasil, estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram alguns dos principais emissores, vistos como mercados estratégicos.