noticias672 Seja bem vindo ao nosso site Sistema Rosariense!

Maranhão

MPMA aciona município de Viana por não realizar concurso público agosto 7, 2024

MPMA aciona município de Viana por não realizar concurso público agosto 7, 2024

Publicada em 07/08/24 às 09:57h - 7 visualizações

Sistema Rosariense


Compartilhe
Compartilhar a noticia MPMA aciona município de Viana por não realizar concurso público agosto 7, 2024  Compartilhar a noticia MPMA aciona município de Viana por não realizar concurso público agosto 7, 2024  Compartilhar a noticia MPMA aciona município de Viana por não realizar concurso público agosto 7, 2024

Link da Notícia:

MPMA aciona município de Viana por não realizar concurso público agosto 7, 2024
 (Foto: Sistema Rosariense)

O Ministério Público do Maranhão acionou o município de Viana pelo descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em abril de 2023, que previa a elaboração e encaminhamento à Câmara de Vereadores de um projeto de lei de reforma administrativa e a realização de concurso público.

No TAC, assinado pelo prefeito Carlos Augusto Furtado Cidreira, o Município se comprometeu a realizar estudos e alteração das legislações relativas aos cargos públicos efetivos e comissionados. Em até nove meses, a Prefeitura deveria encaminhar projeto de lei ao Legislativo Municipal tratando da reforma administrativa.

O acordo previa a aplicação de multa diária de R$ 1 mil diários em caso de descumprimento.

De acordo com a promotora de justiça Isabelle de Carvalho Fernandes Saraiva, vários ofícios foram encaminhados ao prefeito de Viana, ao procurador-geral do Município e ao secretário municipal de Administração e Finanças.

A última atualização recebida veio da Procuradoria do Município, em 25 de janeiro de 2024. Na época, foi dito que o projeto estaria em elaboração e deveria ser encaminhado, tanto ao Ministério Público quanto à Câmara de Vereadores, até o mês de março. Após esse posicionamento, não houve outra manifestação formal sobre o tema. Já o prefeito não respondeu a nenhum dos ofícios encaminhados pela Promotoria.

A promotora de justiça Isabelle Saraiva observou que já se passaram quase 16 meses desde a assinatura do TAC. “O Termo de Ajustamento de Conduta é um instituto que não pode servir ao gestor para que apenas ganhe tempo quanto ao cumprimento das obrigações que dele são exigidas; usar o instrumento para essa finalidade é demonstrar efetivo desrespeito pelas funções ministeriais e, ao fim e ao cabo, por toda a sociedade”, avaliou.

No pedido de execução, o Ministério Público do Maranhão requer o pagamento da multa por descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, no valor de R$ 1 mil por dia, contada a partir de 13 de outubro de 2023. O Município de Viana também deverá cumprir o TAC, elaborando e encaminhando projeto de lei de reforma administrativa, além de realizar concurso público.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (98)99236-5299

Visitas: 22967
Usuários Online: 695
Copyright (c) 2024 - Sistema Rosariense
Converse conosco pelo Whatsapp!