A Polícia Rodoviária Federal fez um alerta sobre o número de queimadas no estado do Maranhão, principalmente às margens das rodovias do estado. A fumaça na pista, em decorrência das queimadas, compromete a visibilidade dos motoristas, podendo ocasionar acidentes. Na última segunda-feira (12), uma equipe da PRF flagrou uma pessoa ateando fogo às margens da BR-222, no município de Açailândia.
Os policiais localizaram o responsável pela ação incendiária que, ao ser questionado, afirmou estar fazendo uma “queimada” para “limpar a área”. O homem ainda argumentou ser normal realizar esse tipo de ação.
O inspetor Lucas Mourão faz algumas recomendações sobre o assunto:
Outros cuidados que devem ser tomados na pista:
– Cuidado com a possibilidade de animais na pista que podem estar fugindo do fogo;
– O uso do farol alto só deve ser feito em casos extremos, e nunca quando for passar por outro veículo que vem no sentido contrário, como determina o CTB. O ideal é usar o farol baixo, pois em algumas situações o uso de farol alto pode acabar refletindo nas pequenas gotículas do ar e fuligem, ofuscando ainda mais a visibilidade do motorista e do outro veículo que estiver vindo em sentido contrário.