O Sebrae, em mais uma iniciativa voltada ao fortalecimento dos produtores rurais, realizou o Movimenta Agro, evento que visa transformar o cenário rural nas regiões de Lençois e Munim. A ação reuniu capacitação, consultoria, orientação técnica e reconhecimento cultural, com o objetivo de preparar o produtor rural para enfrentar os desafios do setor e explorar novas oportunidades de mercado. O Movimenta Agro irá acontecer em diversos municípios até o mês de novembro.
Nos dias 14 e 15 de setembro, o Movimenta Agro teve início nos municípios de Santa Rita, com o 2º Circuito de Mandiocultura e Práticas Apícolas realizado na Agropecuária Alves; e em Barreirinhas, com a Primeira Feira Cultural Quilombola no Povoado Santa Cruz.
Capacitação em Santa Rita
Em Santa Rita, os produtores da região que participaram do 2º Circuito de Mandiocultura e Práticas Apícolas puderam se aperfeiçoar, adquirindo conhecimentos sobre o uso de novas tecnologias e manejo da propriedade. O evento abordou temas como planejamento direto, rotação de culturas, manejo de solo e alternativas apícolas, além da discussão sobre políticas públicas para transformação no campo.
“O objetivo do evento é treinar e trazer novas tecnologias, tanto para o pequeno, quanto para o grande produtor rural da região. Estamos apresentando a agricultura 4.0, com inovações tecnológicas que transformam o campo, além de ser um espaço experimental onde os participantes podem conhecer e aplicar essas novidades. Um destaque especial é o Espaço da Mulher, que valoriza a participação feminina no agro, promovendo a inclusão e o empreendedorismo. Essa ação faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento rural sustentável”, explicou Fernanda Moura, proprietária da Agropecuária Alves.
Feira Cultural Quilombola: valorização do associativismo e gastronomia
Já no dia 15 de setembro, o Movimenta Agro contou com a Primeira Feira Cultural Quilombola, no Povoado Santa Cruz, em Barreirinhas. O evento uniu moradores e visitantes em torno de atividades culturais e comerciais, com foco no associativismo, turismo rural e gastronomia tradicional. A feira também buscou fortalecer a identidade cultural da comunidade quilombola, promovendo o artesanato, a música e as comidas típicas.
“Essa feira foi muito especial para a nossa comunidade. O Sebrae trouxe essa iniciativa e foi muito proveitosa para mostrar nosso artesanato, nossa cultura e tudo o que temos a oferecer, pois as pessoas não sabem que temos uma comunidade quilombola rica em história e tradições aqui em Barreirinhas. Essa feira veio nos dar visibilidade e mostrar que somos fortes e resilientes”, ressaltou Ana Rosa, representante do Quilombo Santa Cruz.
A estudante Kassia Kaylane, também moradora da comunidade, destacou a importância do evento. “Essa feira não só mostra que mantemos viva a nossa cultura, como também fortalece a economia local. É uma oportunidade para que a população de Barreirinhas conheça nossas tradições e nos ajude a preservá-las. A feira é essencial para manter nossas raízes e reafirmar a força de nossa comunidade”, ressaltou a estudante.
Expansão do Movimento Agro – Para o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençois-Munim, David Felipe, o movimento representa um passo importante no trabalho do Sebrae na região. “O Movimenta Agro é uma ação em constante expansão, conectando produtores rurais a uma rede de parceiros e oportunidades de negócios. Com uma programação que se estende até novembro, o evento visa fomentar o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões envolvidas, criando um ambiente propício ao crescimento sustentável, fortalecendo a atuação do Sebrae na região”, frisou ele.