Um homem identificado como Kilian Patric Nascimento Costa, de 29 anos, foi morto a tiros, na tarde desta segunda-feira (21), pela Guarda Municipal de São Luís, no bairro do Caratatiua, na região da Alemanha, em São Luís.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Kilian Patric era paciente psiquiátrico e estava em surto, no momento em que foi baleado pelos agentes de segurança.
Ainda de acordo com a Semusc, familiares da vítima e a equipe de uma clínica psiquiátrica buscaram ajuda da Guarda Municipal de São Luís, para conter o homem que estava em surto psicótico dentro da casa onde morava com a mãe, na rua Alcides Pereira.
Pelas informações, o jovem se recusava a sair de casa. Então, os agentes derrubaram o portão e jogaram spray de pimenta dentro da residência, com o objetivo de forçar o jovem a se retirar do local.
A Semusc afirmou que, chegando ao local, os guardas municipais, com os profissionais da clínica, iniciaram um diálogo com o homem e, durante a negociação, o paciente psiquiátrico, portando uma faca, partiu para cima da guarnição, que desferiu disparos de borracha para contê-lo.
Mesmo com os tiros de borracha, o homem continuou tentando investir contra a vida dos guardas municipais que, diante da iminente agressão, precisaram utilizar arma de fogo.
Ainda de acordo com a Semusc, após Kilian Patric ser baleado, os guardas municipais acionaram imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte.
Em nota, a “Semusc frisa que as providências relacionadas ao caso estão sendo adotadas pelo órgão para apurar todas as circunstâncias da ocorrência”.