O santo São José, conhecido pela Igreja Católica como o pai terreno de Jesus Cristo, agora é oficialmente padroeiro do Maranhão. A lei de autoria do deputado Leandro Bello foi sancionada pelo governador Carlos Brandão, no último dia 26 deste mês.
O festejo de São José de Ribamar é realizado no mês de setembro. Nesse período, o município acolhe romeiros e romeiras para louvar a Deus e celebrar o santo padroeiro do Maranhão, fato este que, além do valor social e religioso do evento, movimenta a economia da região.
O Festejo de São José de Ribamar recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão. A decisão unânime foi tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural no dia 4 de abril do corrente ano, destacando a importância do festejo na preservação da identidade, história e memória ligadas à devoção e fé do povo maranhense.
O tradicional festejo é uma expressão de religiosidade que impressiona a todos, inclusive os fiéis mais devotos. São pessoas de todos os lugares que se dirigem até o Santuário para pagar promessas, receber ou pedir alguma graça.