Unidades do sistema prisional que se destacaram na gestão e geraram resultados positivos foram reconhecidos pelo Governo do Maranhão em mais uma edição do prêmio de Gestão Penitenciária (Gespen), referente ao ano de 2022. A entrega aconteceu nesta quarta-feira (7) para reconhecer os esforços dos servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), na melhoria e avanços em cada uma das unidades prisionais do estado.
A premiação ocorreu no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, bairro Calhau, em São Luís. O prêmio conta com 43 indicadores distribuídos entre os eixos: Humanização; Segurança; Administração, Logística e Inovação; e Modernização. As unidades concorrem nas categorias: Alta Complexidade, Média Alta Complexidade, Média Complexidade, Baixa Complexidade, Especial e APAC’s.
O governador Carlos Brandão destaca a importância do prêmio para a que o sistema prisional maranhense saísse da posição de o pior do Brasil para se tornar referência nacional e internacional.
“Todas as ações que o Governo do Maranhão vem realizando, que foram iniciadas por Flávio Dino e seguem no nosso governo, são referências exitosas para que os sistemas prisionais de todo o país também possam avançar. E é nesse mesmo ritmo de transformações que vamos continuar garantindo mais direitos, segurança e dignidade para os nossos internos, pois isso se reflete na segurança pública e mais qualidade de vida para toda a população maranhense”, asseverou o governador Carlos Brandão.