Entre os dias 17 e 21 deste mês, a Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação batizada de "Operação Baixa Tensão", com o objetivo de combater o roubo de energia através de medidores transformadores fraudados e rede clandestina, em seis municípios do interior do estado.
No total, quatro pessoas foram presas e levadas às delegacias para prestarem mais esclarecimentos e duas foram intimadas para depor.
Os alvos da operação foram endereços nas cidades de Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá, Pinheiro, Turiaçu e Palmeirândia, onde as equipes policiais identificaram, com apoio das equipes da Equatorial, fraudes nos medidores de energia.
No município de Santa Luzia do Paruá, a operação conseguiu apreender 02 transformadores e 03 postes em área clandestina.
Em outros alvos, em Governador Nunes Freire, a operação policial chegou até a casa de dois empresários e um restaurante da cidade, onde foram identificadas fraudes nos medidores de energia. Os três proprietários foram levados à delegacia para esclarecer os fatos e após pagamento de fiança foram soltos.
Ainda em Governador Nunes Freire, foram retirados dois transformadores de uma propriedade, sendo que um pertencia a uma serraria e outro a casa de fazenda, ambos do mesmo dono. O proprietário foi intimado para esclarecer os fatos.
Em outro alvo, na cidade de Pinheiro, a operação policial chegou até a casa de um empresário na madrugada. No local foi identificada fraude de energia e inclusive o empresário fornecia energia para sua mãe, que mora ao lado da sua residência.
O proprietário foi levado à delegacia para esclarecer os fatos, onde mesmo foi solto após pagar fiança.
A operação foi deflagrada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC) com apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Energia Maranhão.