Mais de 1.600 urnas eletrônicas serão emprestadas pela Justiça Eleitoral (JE) para a realização das eleições unificadas para os conselhos tutelares de todo o Maranhão, marcadas para 1º de outubro. A informação é do juiz Marcelo Moreira, Presidente da Comissão de Apoio à eleição dos Conselhos Tutelares.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, Marcelo Moreira, informou que este ano, a Justiça Eleitoral vai atender aos 217 municípios do estado, que se habilitaram para receber o suporte.
"Para que vocês tenham uma idéia da grandeza deste evento, se comparada as últimas eleições, há quatro anos atrás, a Justiça Eleitoral deu apoio a 11 municípios que solicitaram esse suporte. Já este ano, nós estaremos atendendo aos 217 municípios que entraram em contato com a Justiça Eleitoral", garantiu o juiz. (Confira a entrevista completa no vídeo ao final da matéria)
A lojística de entrega das urnas já está em curso. Até o dia 20 deste mês, todas as urnas estarão sendo entregues.
Ainda de acordo com o juiz Marcelo Moreira, o apoio que a Justiça vai dar a esta eleição específica, será com relação a sessão de urnas eletrônicas, preparação dos mesários, e ao suporte técnico.
As urnas serão entregues aos conselhos municipais e irão para os locais de votação definidas pelos próprios Conselhos.
No final, caberá a cada Conselho fazer a divulgação dos resultados. A totalização será feita pelas urnas.
A Justiça Eleitoral informou que não coordena nem organiza o processo de votação para a escolha dos membros dos conselhos tutelares.
A organização das eleições, desde o registro de candidatas e candidatos até a proclamação dos resultados, é de responsabilidade das comissões especiais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. A totalização dos resultados também caberá às comissões especiais.
ELEIÇÕES EM SÃO LUÍS E NO INTERIOR DO ESTADO
Em São Luís, para a escolha dos membros dos Conselhos Tutelares, todos os locais de votação receberão urnas eletrônicas.
Em alguns municípios maranhenses, a eleição ainda poderá ocorrer votação manual, através de cédulas, ou será feita a eleição mista, com utilização de urnas eletrônicas e urnas de lona.
AS URNAS
Os equipamentos são do mesmo modelo utilizado nas Eleições Gerais de 2022, realizadas em outubro. Contudo, o sistema traz uma variação de forma a atender ao requisito de cargo com mais de uma escolha.
Isso se deve ao fato de que há municípios que facultam ao eleitor ou à eleitora votar em até cinco candidatos ou candidatas. Vale ressaltar que o software é autêntico e integralmente desenvolvido pela JE, submetido a auditorias e testes.
A parametrização do software da eleição para os conselhos tutelares não contempla a identificação biométrica para habilitação das votantes e dos votantes. Além disso, a fim de confirmar a correção dos dados da eleição, o sistema de votação é posteriormente auditado juntamente com as comissões eleitorais.
Assim, após a instalação do sistema operacional, dos programas, das bibliotecas e dos dados eleitorais, o procedimento é concluído com a realização de vários testes, para comprovar o correto funcionamento da urna