Um avião da Spirit Airlines foi atingido por disparos na segunda-feira (11) enquanto sobrevoava Porto Príncipe, capital do Haiti, segundo uma fonte diplomática local. Não há informações precisas sobre a extensão dos danos.
O Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, principal terminal aéreo do país, suspendeu temporariamente as operações após o incidente. A Spirit Airlines e a Polícia Nacional do Haiti foram procuradas para comentar o ocorrido.
Este é mais um caso recente de interrupção de voos no Haiti devido à violência. No mês passado, um helicóptero da ONU foi alvo de disparos sobre Porto Príncipe. Em outubro, veículos da embaixada dos EUA foram atacados por gangues, resultando na retirada de 20 funcionários da missão diplomática.
Um membro da tripulação do voo da Spirit Airlines sofreu ferimentos após o avião, que partiu de Fort Lauderdale, na Flórida, apresentar danos “compatíveis com disparos”, informou um porta-voz da companhia aérea. O voo foi desviado para Santiago, na República Dominicana, onde aterrissou com segurança. Nenhum passageiro ficou ferido. A Spirit retirou o avião de serviço e organizou um voo alternativo para retornar os passageiros e a tripulação aos EUA, além de suspender temporariamente os voos para Porto Príncipe e Cap-Haitien até uma nova avaliação.
O incidente levou outras companhias aéreas a suspenderem temporariamente suas operações no Haiti. A JetBlue cancelou voos para o país até quinta-feira (14), e a American Airlines interrompeu o serviço entre Miami e Porto Príncipe até a mesma data. A Sunrise Airways, empresa haitiana, também suspendeu seus voos até novo aviso.