A cidade em que você mora é cheirosa? No País de Gales, uma cidade chamada Gelligaer, ganhou o título de a “mais fedorenta do mundo”, tudo isso, por causa de fazenda de 350 hectares, que foi construída na região, há cerca de 20 anos e que tem mais de 700 vacas. Com essa moradoras na região, o cheiro em toda a vila ficou tão insuportável que todos comparam com o de um banheiro público, dizem os moradores do local que não aguentam mais o mal cheiro, nem a situação diária.
— Estamos cercados por fazendas aqui há mais de um século e nunca tivemos cheiros como os que temos agora. É como se o ácido tivesse subido pelo seu nariz. Outras vezes é como se houvesse um banheiro público no seu quintal — revelou um dos moradores mais antigos da cidade de Gelligaer, Sherry Spencer, de 72 anos de idade, em entrevista ao jornal britânico Daily Star.
Um dado curioso é que na cidade de Gelligaer, vivem aproximadamente cerca de 20 mil pessoas, que afirmam não conseguir vender as suas casas, e o pior, não podem nem abrir as janelas das casas devido ao mal cheiro. O comércio local reclama do mal cheiro que dificulta a venda por lá. Ainda segundo os moradores, em entrevista à mídia local afirmaram que estão cansados da situação, que segundo eles descrevem como um “fedor constante de 365 dias por ano”.
Uma empresa chamada de Bryn é quem controlada a fazenda e eles trabalham na transformação de resíduos de alimentos e dejetos das vaca em eletricidade renovável e fertilizantes, e também na produção de arenito para estradas. E segundo informações, eles tem um grande lucro mensal com a empresa de vacas.
Em um comunicado a imprensa, a empresa declarou que o mal cheiro não pode vir da fazenda, pois os resíduos das vacas são rapidamente processados, com isso, o cheiro que fica é rapidamente dissipado em todo o ar. Os moradores alegaram que tentam negociar com a Bryn para resolver essa situação, porém a empresa não quer recuar nas atividades.