O Maranhão foi o segundo estado do país com maior redução no índice de roubo de cargas em 2023. No mesmo período, o Estado também reduziu, drasticamente, as ocorrências de assalto a instituições financeiras. Os dados são do Mapa da Segurança Pública – 2024, elaborado e divulgado pelo Ministério da Justiça.
De acordo com o levantamento, o Maranhão teve 77,93% menos ocorrências de roubo de cargas no ano passado, em relação a 2022. O Estado ficou por sete meses consecutivos sem registrar boletins referentes ao crime, de junho a dezembro, enquanto no ano anterior foi o contrário, entre sete e 19 ocorrências a cada mês. O acumulado anual chegou a 145 registros.
“O êxito alcançado em 2023 reflete o compromisso incansável das nossas forças policiais, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo nosso governador Carlos Brandão. Graças a esse empenho contínuo, conseguimos conter eficazmente as atividades das organizações envolvidas no roubo de cargas e roubo a bancos, promovendo mais segurança em nosso estado”, elencou o secretário da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins.
A redução de roubos de carga do último ano fez com que o Maranhão deixasse o ranking dos 10 estados com mais registros desse tipo de crime no país. Em 2022, o estado ocupava a nona posição, e, ano passado, com os investimentos em intensificação do trabalho ostensivo realizado pelas forças policiais, bem como de investigação para a desarticulação de organizações envolvidas, ficou em 12º lugar, com 32 ocorrências. Isto é, menos 113 casos.
O Maranhão teve destaque, ainda, entre os nove estados da região Nordeste, com maior redução no período analisado, conforme o Mapa da Segurança Pública. Além disso, deixou de ocupar uma das três posições dos estados nordestinos com mais ocorrências de roubo de cargas.
Com relação ao roubo a instituições financeiras, o Maranhão diminuiu o número de ocorrências em 61,11% no ano de 2023. Em números absolutos, estado saiu de 18 para sete ocorrências, ou seja, 11 casos a menos.
Números
Roubos de cargas em 2022
145
Roubos de cargas em 2023
32
Variação percentual
77,93%
Roubo a banco em 2022
18
Roubo a banco em 2023
7
Variação percentual
61,11%
Fonte: Central Notícias Brasil