Um bebê de um ano morreu engasgado com a tampa de um frasco de medicamento. A criança, identificada como Luna Costa Pereira, estava em casa, no bairro Vila Embratel, em São Luís, quando ocorreu o acidente.
Segundo informações da Polícia, a mãe encontrou a criança engasgada e tentou realizar o resgate imediatamente. Após as tentativas sem sucesso a mãe da criança a levou de carona até o bairro Jambeiro, local em que tinha uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Após a chegada no local de atendimento, a equipe de médicos de plantão no local iniciaram os primeiros socorros na tentativa de salvar a vida da criança. No entanto, os socorristas não tiveram sucesso na ação e a criança veio a óbito. O caso foi encaminhado para o Plantão de Polícia da área Itaqui-Bacanga para o registro da ocorrência.
Sobre engasgos
Os engasgos são problemas comuns nas mais diversas fases da vida, no entanto, na infância – especialmente até os 03 anos – eles podem ser mais frequentes e perigosos, levando a óbito. Isso porque, nesse período, a criança ainda não tem o perfeito controle da mastigação e a deglutição, e não compreende a importância de manter certos objetos longe da boca. Entenda abaixo esse problema e o que fazer quando a criança engasga.
O que é e como identificar o engasgo
Antes de entender o que fazer quando a criança engasga, é importante saber o que é esse quadro e como identifica-lo.
Basicamente, o engasgo é uma dificuldade de respirar causada pela presença de corpos estranhos nas vias aéreas. Esses corpos podem ser alimentos e líquidos ingeridos durante as refeições ou objetos (brinquedos, tampas de caneta ou outros itens).
Alguns dos sintomas desse problema são: tosse, dificuldade para respirar, pele azulada, unhas roxas e rouquidão. Confira abaixo como agir em caso de engasgos.