A Polícia Federal deflagrou uma operação, na manhã desta quarta-feira (19), para cumprir três mandados de busca e apreensão na capital maranhense. O alvo da Operação Potência foi um grupo criminoso especializado em contrabando de cigarros.
De acordo com a PF, a investigação iniciou-se em 2021, após a prisão em flagrante de uma pessoa e
a apreensão de 100 (cem) pacotes de cigarros de origem estrangeira, na localidade de Ribeira, zona rural de São Luís. Na ocasião, também foi apreendido um aparelho celular.
Da extração e análise dos dados do aparelho celular apreendido, após a devida autorização judicial, evidenciou-se não somente a participação do flagranteado nos crimes apurados, como também foi possível identificar outros atores que, de forma associada, com o objetivo de obter lucros, comercializam cigarros contrabandeados em São Luís/MA.
Os mandados estão sendo cumpridos na cidade de São Luís, tendo sido empregado um efetivo de 16 Policiais Federais. Caso condenados, os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando e associação criminosa cujas penas somadas podem chegar 8 anos de reclusão.