noticias406 Seja bem vindo ao nosso site Sistema Rosariense!

Saúde

Maranhão é beneficiado com política inédita para cuidados paliativos no SUS

Maranhão é beneficiado com política inédita para cuidados paliativos no SUS

Publicada em 29/05/24 às 09:13h - 8 visualizações

Sistema Rosariense


Compartilhe
Compartilhar a noticia Maranhão é beneficiado com política inédita para cuidados paliativos no SUS  Compartilhar a noticia Maranhão é beneficiado com política inédita para cuidados paliativos no SUS  Compartilhar a noticia Maranhão é beneficiado com política inédita para cuidados paliativos no SUS

Link da Notícia:

Maranhão é beneficiado com política inédita para cuidados paliativos no SUS
 (Foto: Sistema Rosariense)
O Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, estima-se que cerca de 625 mil pessoas necessitam desses cuidados, que visam melhorar a qualidade de vida de indivíduos enfrentando doenças graves, crônicas ou em fim de vida, concentrando-se no alívio da dor, controle de sintomas e apoio emocional. A previsão é de implantação de 1,3 mil equipes em todo o país, sendo que o Maranhão contará com 45 equipes dedicadas aos cuidados paliativos.

Do total de equipes, a estimativa é que a estratégia seja composta por 485 equipes matriciais (fazendo a gestão dos casos) e 836 equipes assistenciais (prestando a assistência propriamente dita), ambas formadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. No Maranhão, serão 16 equipes matriciais e 29 assistenciais. Também serão criadas equipes com pediatria. Os gestores locais terão autonomia para incorporar outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos e nutricionistas. Com isso, após habilitação de todas as equipes, o investimento previsto é de R$ 887 milhões por ano.

A política, inédita no país, vai permitir uma assistência mais humanizada. Antes, com atendimento limitado, escassez de profissionais com formação paliativa e barreiras culturais, os serviços estavam concentrados nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, com consequente ausência nas regiões Norte e Nordeste. Agora, três eixos vão guiar os cuidados paliativos no serviço público de saúde:

– criação de equipes multiprofissionais para disseminar práticas às demais equipes da rede;
– promoção de informação qualificada e educação em cuidados paliativos;
– garantia do acesso a medicamentos e insumos necessários a quem está em cuidados paliativos.



Fonte: Central Notícias Brasil 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (98)99236-5299

Visitas: 22168
Usuários Online: 422
Copyright (c) 2024 - Sistema Rosariense
Converse conosco pelo Whatsapp!