A campanha de mobilização para reduzir os casos por dengue, zika e chikungunya no Maranhão, será lançada na próxima segunda-feira, 09. A ação do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), será na Praça do Letrado, no bairro Vinhais, em São Luís (MA). A campanha estadual de combate ao Aedes aegypti e prevenção das arboviroses incentiva a eliminação de criadouros do mosquito.
A campanha é mais uma medida adotada pelo Governo do Estado para prevenção e controle da dengue, zika e chikungunya no Maranhão. Com o slogan “Eu tô é tu perder para um mosquito!”, a campanha convoca e incentiva a população a dedicar 10 minutos por semana para prevenir e eliminar os focos do Aedes aegypti, adotando medidas como esvaziar garrafas, potes e vasos; guardar pneus em locais cobertos; colocar areia nos pratos de vasos de planta, entre outras ações.
De acordo com o 4º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro deste ano, no Maranhão, um município foi classificado com alto risco de infestação, 70 municípios considerados médio risco e 144 baixo risco de infestação. Apenas dois municípios não realizaram o LIRAa. Em 2024, para intensificar o combate ao mosquito, a SES capacitou mais de 800 profissionais dos municípios maranhenses.
Até 6 de dezembro deste ano, o painel de monitoramento registrou 10.070 casos prováveis de dengue e 4.093 casos confirmados. Atualmente, o estado possui nove óbitos em investigação e quatro confirmados. Para a chikungunya, no mesmo período, são 1.021 casos prováveis, 15 óbitos em investigação e um confirmado.
Programação
A campanha estadual de combate ao Aedes aegypti e prevenção das arboviroses prossegue nesta semana. Na terça-feira (10), as ações educativas serão no bairro da Alemanha; na quarta-feira (11) no bairro Apeadouro; na quinta-feira (12) no bairro Cohaserma; na sexta-feira (13) a ação será no Centro Histórico, sempre das 8h30 às 11h30.
O Dia D de combate ao Aedes aegypti e prevenção das arboviroses será no sábado (14), das 8h30 às 11h30, no Centro de Ensino Dr. Jackson Lago, localizado na Rua São José, 34, no bairro João Paulo.